sábado, 1 de novembro de 2008

Pedagogia: uma paixão!


Quando há muito tempo atrás resolvi que gostaria de ser professora, tudo o que eu sabia, é que a pessoa que escolhe essa profissão deveria gostar de crianças, ter alguma habilidade e paciência para ensinar, porém hoje sei que há muito muito mais no ofício de mestre...Nos primeiros anos da faculdade aprendemos que a palavra Pedagogia tem origem na Grécia Antiga e significa paidós (criança) e agogé (condução) ou então aquele que conduz pela mão...de cara, por ter esse romantismo incurável dentro de mim, achei lindo! Mas qual é o sentido de tudo isso?Percebo que ainda estou desvendando mistérios relacionados à Pedagogia...Hoje, formada, já de posso de minha titulação de pedagoga, acredito que existe muito a descobrir sobre o real sentido da profissão, mas de antemão posso afirmar que esse curso ampliou os meus horizontes de uma tal forma que é impossível voltar atrás, costumo dizer que a Pedagogia me humanizou...pois é impossível ser um educador sem se questionar coisas essenciais, sem olhar para dentro e perceber o quão preconceituosos somos, o quanto ainda temos que melhorar se quisermos uma sociedade melhor e é bem isso, tudo começa com a gente, a reflexão é diária e permanente, é como ter a pele e a alma revestida por algo novo, sabemos que de agora em diante, o ser humano nos interessa profundamente, ele é a fonte de nossas esperanças, é com ele e nele que queremos confiar, acreditar, sonhar mundos diferentes...Fico pensando se todas as pessoas que fazem Pedagogia despertam dentro de si essa paixão...porque minha visão é poética, e realmente estou apassionada por essa possibilidade de conduzir pela mão com muito carinho e cuidado àqueles que de mim se aproximarem, pois é preciso respeito por cada indivíduo, é necessário entender que cada um de nós é um unvierso ou se fiz um curso que tinha tantos mestres maravilhosos que me conduziram ao encontro do meu melhor...Sou tão grata a todos, porque sei que hoje sou alguém melhor, alguém em transformação e com um intenso desejo de transformar realidades, ah, descobri que uma das tarefas da profissão é essa : a TRANSFORMAÇÃO, mas ainda quero desvendar tantas outras tarefas que competem ao pedagogo...assim caminhando sempre em direção ao coração humano!

Nenhum comentário: