sábado, 5 de julho de 2008


Minha beleza...



Nunca fui a mais bonita, nem a mais magra, nem a mais atraente entre as minhas amigas e eu fico me perguntando, por que tem que existir padrão de beleza ?? se a diversidade é o que há de mais interessante nos humanos, esses seres que tanto ainda tem a aprender (estou me incluindo nisso, é claro)...lembrei agora em um desses momentos em que a cabeça da gente faz uma volta para compreender o que o coração está sentido... do final do filme Pequena Miss Sunshine em que a personagem do tio gay que tentou o suicidio fala sobre Proust ao sobrinho, ele o conta que o escritor francês nunca teve um emprego real, sem sorte nenhuma no amor (como eu) e ainda por cima gay, passou vinte anos de sua vida escrevendo um livro que quase ninguém lê e mesmo assim consegue ser provavelmente um dos maiores escritores desde Shakespeare...a conclusão é que os anos em que ele viveu em sofrimento foram os melhores porque ali houve aprendizado e o que tudo isso tem a ver com beleza? não sei se tem muito a ver, mas continuando ...Penso que essas formas de enquadrar as pessoas, faz com que elas percam o seu melhor, todo mundo quer ser tão igual que acabam se tornando um monte de gente chata e desinteressante e esquecem que beleza vai além da aparência, que auto-estima é muito mais do que vaidade, é um cuidar constante, não é só físico, está para além do que os olhos podem perceber, é se entender como parte desse mistério incrível...


Sei que existem identificações e não acho isso ruim, mas massificação me incomoda, perturba...

Tenho buscado em mim essa beleza distante...mas essa que move a gente, sabe...essa que faz do sofrimento algo bom, porque é nele e com ele que cresço, posso dizer que através de uma adolescência muito diferente do que a maioria vivenciou, eu cresci e conheci a poesia, a arte, talvez se eu apenas tivesse sido a mais popular, a mais bonita da classe, isso não tivesse acontecido e hoje eu não me conheceria tão bem como me conheço....Agora para encerrar toda essa minha maluquice deixo que Clarice fale por mim...


"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro."

Clarice Lispector

ps: considero Frida uma das pessoas mais lindas que o mundo conheceu...

Nenhum comentário: